7 de maio de 2025

Por Hugo Vieira - RN tem estoque de tornozeleiras: antiga empresa atrasava entrega de equipamentos

Autor: Daniel Menezes

Por Hugo Vieira para O Potiguar

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), responsável pelas unidades prisionais e pelo monitoramento dos presos em regime semiaberto, possui um estoque de tornozeleiras capaz de suprir a alta demanda de apenados que regridem de regime.  

Atualmente, a SEAP conta com 3 mil equipamentos instalados. Uma tornozeleira é rotativa— ou seja, não pertence a um único detento, sendo realocadas conforme a progressão de pena de cada apenado.

De acordo com dados da secretaria, em média, apenas na região metropolitana de Natal, 150 detentos progridem para o semiaberto com utilização de monitoramento eletrônico. 

Nas últimas duas semanas, a Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) instalou 700 equipamentos. A reportagem apurou que o contrato com a empresa fornecedora dos equipamentos está em dia. Além de garantir a entrega das tornozeleiras, a  Synergye também é responsável pela manutenção dos aparelhos.  

ATRASO DA ANTIGA EMPRESA 

Uma empresa que mantinha contrato com a secretaria atrasava a entrega das tornozeleiras e teria ameaçado cortar o sinal do monitoramento, gerando uma demanda ainda maior por instalações. A empresa perdeu o contrato com o governo do estado.  

Já na tarde desta quarta-feira (07), foi publicado em um blog de extrema-direita que o número de presos sem monitoramento no RN chegaria a 800 detentos. A fake news foi desmentida pela SEAP.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.