30 de abril de 2025

O erro que o governo Fátima cometeu na comunicação que a direita, se vencedora, irá mudar

Autor: Daniel Menezes

O governo Fátima congelou as verbas de publicidade, um erro político que deixa a gestão refém de prefeituras e da oposição.

Só para se ter ideia, hoje o Estado tem cerca de 20 milhões para gastar com propaganda no RN todo. Trata-se do mesmo valor que a prefeitura do Natal.

Mossoró, em que o prefeito Allyson Bezerra diz fazer uma gestão técnica, aumentou em ano pré-eleitoral sua publicidade em 35%. Hoje, ele tem quase a metade do que o governo do RN. Óbvio que Mossoró não será capaz de absorver todo esse gasto e ele será canalizado para fortalecer o nome do prefeito em outras regiões potiguares.

Desse modo, cria-se um desequilíbrio. Por exemplo, em Natal e grande Natal a prefeitura usa sua verba basicamente para orientar os veículos parceiros a jogar a culpa sobre os seus problemas para o governo estadual. O mesmo ocorre em Mossoró.

Preste atenção no noticiário. Quando Paulinho está em apuros, joga no ar uma mentira sobre uma inexistente dívida da sáude estadual em relação ao município. Mossoró levanta falsas questões contra a Caern. Os propagadores fazer o restante do serviço.

Por fim, o governo fica enfraquecido diante da oposição, sem condições de divulgar suas ações, perdendo força de governabilidade.

O tema não é novo por aqui. Já tinha defendido a elevação da verba da publicidade ainda no primeiro mandato de Fátima Bezerra. Tento apresentar meus argumentos com clareza.

Em termos comparativos, caro(a) leitor(a), basta dizer que a Paraíba tem cerca de 100 milhões de publicidade para usar. Alagoas, outro estado relativamente parecido com a gente, 130 milhões.

Não tenho a menor dúvida de que, se a oposição ganhar a eleição, será a primeira ação a ser posta em prática - elevar os recursos para publicidade. A demagogia não combinará com a prática.

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